top of page

Quais os principais efeitos colaterais dos anticonvulsivantes?

Atualizado: 19 de mai.

Como qualquer medicação, podem ocorrer efeitos colaterais com o uso de antiepilépticos


No tratamento das epilepsias, quase sempre o neurologista lança mão da prescrição de medicamentos antiepiléticos, também chamados de anticonvulsivantes. São medicamentos seguros e testados para o uso a longo prazo, muitas vezes se estendendo ao longo de anos.


Entretanto, como toda medicação, podem ocorrer efeitos colaterais, que os pacientes costumam sentir mais comumente no início do tratamento. Para minimizar esses efeitos, frequentemente desagradáveis, é comum se iniciar com doses baixas e ir aumentando aos poucos conforme o organismo for se adaptando à substância.


A seguir, vamos tratar dos principais efeitos colaterais dos antiepilépticos mais utilizados. Essa tabela de longe vai englobar todos os efeitos relatados, mas vai te dar uma boa noção dos que ocorrem mais comumente.


Sobre o canabidiol, devido ao seu uso mais recente e por mecanismo de ação distinto, falaremos com mais detalhes em posts específicos.


PRINCÍPIO ATIVO

Exemplos de nomes comerciais

Principais efeitos adversos

Acetazolamida

Diamox

Pedra nos rins, desidratação e alterações no sódio e no potássio, sonolência e fadiga

Canabidiol

Canabidiol, CannaMeds CBD, Hempflex, Purodiol

Sonolência, perda do apetite, fadiga, insônia, boca seca, desconforto gastrointestinal e diarreia

Carbamazepina

Tegretard, Tegretol, Tegrezin, Teucarba, Uni-carbamaz

Tontura, visão dupla, fala arrastada, sonolência e mal estar epigástrico

Clobazam

Frisium, Urbanil

Sonolência, constipação, perda da coordenação, pensamentos suicidas, irritabilidade e dificuldade para engolir

Clonazepam

Clonetril, Clopam, Epileptil, Rivotril, Zilepam

Sonolência, alteração do comportamento, perda da coordenação

Etossuximida

Etoxin

Náuseas, letargia, tontura, dor de cabeça

Fenobarbital

Carbital, Fenocris, Gardenal

Sonolência, nistagmo (movimento anormal dos olhos), perda da coordenação e manchas na pele. Em crianças, pode causar hiperatividade e dificuldade na aprendizagem

Fenitoína

Dantalin, Fenital, Hidantal, Unifenitoin

Aumento da gengiva, crescimento de pelos, osteoporose. Em doses altas, perda da coordenação, fala arrastada, nistagmo (movimento anormal dos olhos), confusão, sonolência, náusea e vômito.

Gabapentina

Empak, Gabaneurin, Gamibetal, Gapem, Neurocontrol, Neurontin, Progaba

Sonolência, tontura, ganho de peso e dor de cabeça. Em crianças, pode levar a agressividade, alterações do humor e hiperatividade.

Lacosamida

Lacotem, Vimpat

Tontura, visão dupla e pensamentos suicidas

Lamotrigina

Epyl, Exafob, Forlut, Lamictal, Lamitor CD, Lamosyn, Neural

Náusea, vômito, constipação, dor de cabeça, tontura, insônia, fadiga, visão dupla, tremor, alterações do ciclo menstrual e alterações na pele.

Levetiracetam

Antara, Etira, Iludral, Keppra

Tontura, fraqueza, fadiga, perda da coordenação, alterações do humor e do comportamento.

​Oxcarbazepina

Oleptal, Oxcarb, Selzic, Stabness, Trileptal

Tontura, visão dupla, sonolência, dor de cabeça, náuseas e fadiga.

Pregabalina

Alond, Dorene tabs, Egis, Glya, Insit, Konduz, Lyrica, Mobale, Neugaba, Prebictal, Prefiss, Pregalpha, Preneurin, Proleptol

Tontura, sonolência, perda da coordenação, visão dupla, visão turva, tremor e ganho de peso.

Topiramato

Amato, Arasid, Ópera, Ritop, Sigmax, Têmpora, Topamax, Toptil, Vidmax

Sonolência, dormência ou formigamento nas extremidades, esquecimento, confusão e concentração reduzida.

Valproato

Depakene, Epilenil, Vodsso

Náuseas, vômitos, dor abdominal, aumento de peso, queda de cabelo, tremor.

Vigabatrina

Sabril

Sonolência, dor de cabeça, agitação, irritabilidade e alterações permanentes da visão.


É importante frisar que não interrompa o tratamento caso apresente alguma dessas reações. Recomenda-se entrar em contato com o médico que prescreveu, pois geralmente as reações adversas reduzem ao longo dos dias. A suspensão pode ocorrer se os efeitos colaterais forem muito intensos ou caso possam trazer algum risco a sua saúde.


Usa alguma medicação que não está na tabela acima? Comente abaixo que nós adicionaremos seus principais efeitos colaterais.




37.950 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo

11 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Poliana Gomes
Poliana Gomes
Aug 25, 2023

Tenho epilepsia e uso o Tegretol Cr 400 CR, Depakote ER 500, Fenitoína 100,e o Frisium 20.Comecei a ter crise de pressão baixa muitas vezes...Fiz vários exames que o neurologista pediu ,e nada foi verificado quanto a questão da quantidade de substância dos medicamentos. Ele pediu então, pra procurar um: cardiologista.mas tenho certeza que são por causa dos medicamentos que tomo a 24 anos.

Like
Replying to

Oi, Poliana. A associação do Tegretol com a fenitoína não é muito recomendada, pois ambos agem no mesmo receptor e podem um diminuir o efeito do outro. Além disso tem várias outras medicações disponíveis hoje em dia. Converse com seu neurologista para ele rever as medicações em uso já que está apresentando efeito colateral. Atenciosamente. Eric Carvalho.

Like

Rayanne Yana
Rayanne Yana
Aug 07, 2023

Eu uso a carbomazepina, depakeine, clobazam e a lamotrigina pior estou com fígado gorduroso e engordei mesmo comendo pouco pois a maioria das comidas eu não como . Tenho muita queda de cabelo ,unha fraca ,sono, vômito, enjôo,as vezes fico dias sem sentir fome e agora vivo com febre não sei oque fazer tive uma crise tão feia por não ter a carbomazepina qui fiquei mal uma semana e meia eu uso remédio desde os três anos mais esses só de 2018 pra cá.

Like
Replying to

Oi, Rayanne. Para engordar não precisar comer em grande quantidade. Alimentos muito calóricos podem levar ao ganho de peso. Sobre os efeitos colaterais, é importante ver quando começaram, se foi depois começou alguns dos medicamentos. Queda de cabelo pode acontecer com mais de uma medicação.

Like

Karine de Souza
Karine de Souza
Jul 29, 2023

Quando fiz uso de Depakene tive queda de cabelo severo. A médica precisou retirar e colocou Topiramato.

Like
Replying to

Pode acontecer mesmo. Já tive caso de paciente ter queda de cabelo com a carbamazepina e melhorou com o Depakene. Cada organismo é diferente. Obrigado pela visita. Eric Carvalho

Like

Karine de Souza
Karine de Souza
Jul 29, 2023

Tive crise convulsiva de ausência por 25 anos. Há 3 anos fiz cirurgia e retirei parte do hipocampo e estou com as crises controladas. Fiz uso de quase todas as medicações acima, mas nenhuma delas tinham efeito em mim, somente efeito colateral. Graças à Deus e a cirurgia, fiz em São Paulo com dr.Fábio godinho. Melhor médico em neurocirurgia. Recomendo. Tomava dosagem dosagem máxima de 3 medicações, hoje tomo dosagem mínima.


Like

Isaac Vieira
Isaac Vieira
Jun 01, 2023

A fenitoína causa impotência?

Like
Replying to

Oi, Issac. Pode causar sim.

Se teve depois da medicação, converse com seu neurologista para trocar por outro medicamento. A fenitoína é um anticonvulsivante mais antigo e pode causar muitos efeitos colaterais. Temos muitas medicações bem mais modernas que ela.

Like
bottom of page