Rebeca Chrístel dos S. Félix de Santana
Infectologia (CRM-SE 5821)
Doenças Infecciosas e Parasitárias
-
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)
-
Residência em Infectologia pelo Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS)
-
Cursando MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção
-
Infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital do Coração
O que trata uma infectologista?
HIV/AIDS
O infectologista trata pacientes com o vírus HIV, que enfraquece o sistema imunológico e pode levar à AIDS. O tratamento inclui terapia antirretroviral, acompanhamento da carga viral e prevenção de doenças oportunistas.
Hepatites virais
Doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são exemplos de arboviroses. Essas doenças podem causar sintomas leves a graves, como febre, dores no corpo, erupções cutâneas e complicações neurológicas.
Infecções sexualmente transmissíveis
O infectologista trata pacientes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como gonorréia, clamídia e sífilis. O tratamento pode envolver antibióticos, antivirais ou antifúngicos, dependendo da IST em questão.
Infecções respiratórias
O infectologista trata uma variedade de infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e sinusite. O tratamento pode incluir antibióticos, antivirais ou antifúngicos, dependendo do agente causador.
Infecções hospitalares
O infectologista é especialista em prevenir e tratar infecções adquiridas em hospitais, que podem ser causadas por bactérias resistentes a antibióticos ou fungos. O tratamento pode incluir antibióticos ou antifúngicos específicos, bem como medidas preventivas para evitar a propagação da infecção.
Tuberculose
A tuberculose é uma infecção bacteriana que afeta os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos. O infectologista trata a doença com antibióticos específicos e monitora a resposta ao tratamento.
"A medicina não é apenas uma ciência, mas também uma arte. Ela não consiste apenas em aliviar a dor, mas também em proporcionar conforto, esperança e tranquilidade aos pacientes."
Edward Trudeau
Depoimentos
O que dizem os pacientes